Sobrepeso e Obesidade Infantil
Segundo dados da Federação Mundial da Obesidade, mais de 42 milhões de crianças menores de cinco anos estão acima do peso no mundo.
Atualmente, a obesidade infantil é considerada um problema de saúde pública, afeta crianças em todo o mundo, uma verdadeira epidemia que impacta quase 1 em cada 5 crianças. Aumentando o risco de experimentar problemas de diabetes tipo II, doenças cardíacas e hipertensão arterial entre outras.
Obviamente, além desses problemas de saúde, as crianças obesas correm o risco de sofrer traumas psicológicos. Ao ser rotulado como criança obesa, sendo causa de depressão infantil e baixa autoestima.
Existem vários elementos que contribuem para a obesidade na infância, desde padrões de comportamento sedentário a predisposição genética. É evidente que a criança que consome mais calorias do que a necessidade diária de seu corpo pode resultar em sobrepeso e obesidade com o tempo. Embora esses fatores existam, é importante ressaltar que há maneiras de ajudar na prevenção da obesidade infantil.
Entre os mais afetados estão crianças que não têm nenhum padrão de alimentação regular, comem quando não estão com fome, enquanto assistem televisão, jogam ou com usando dispositivos móveis.
O que os pais podem fazer para ajudar?
Os pais são imprescindíveis para o controle do peso de seus filhos no combate ao sobrepeso e a obesidade infantil.
Desenvolver bons hábitos alimentares
A alimentação saudável deve ser um hábito diário, priorizando alimentos naturais, sem conservantes nem altas taxas de açúcares e gorduras.
Estimular a prática de exercícios
Como seus filhos passam seu tempo e os tipos de atividades que envolvem desempenha um papel fundamental na superação da obesidade infantil.
Oferecer bebidas saudáveis
Procurar alternativas ao refrigerante como sucos naturais e incentivar seu filho a beber água.
Consultar regularmente um pediatra
Crianças com obesidade são mais propensas a doenças, como pré-diabetes ou diabetes, acúmulo de gorduras, colesterol entre outras.